Morre em Campos, aos 80 anos, o jornalista e escritor Péris Ribeiro

 Morre em Campos, aos 80 anos, o jornalista e escritor Péris Ribeiro

Péris Ribeiro (Reprodução Acervo Pessoal)

Campos e o jornalismo esportivo brasileiro perderam, na noite de domingo (20), um de seus nomes mais respeitados. O jornalista e escritor Péris Ribeiro faleceu aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital da cidade para tratamento de um câncer no esôfago e uma pneumonia.

Formado em Jornalismo pela antiga Faculdade de Filosofia de Campos, Péris iniciou a carreira no jornal A Notícia, no final dos anos 1960. Trabalhou também na revista Placar, em São Paulo, e, mais tarde, de volta à terra natal, atuou como redator na Folha da Manhã.

Foi autor de diversos livros sobre futebol, entre eles O Brasil e as Copas e Em Cima do Lance, em que traçou perfis de jogadores marcantes que atuaram em Campos e no Brasil. No entanto, a obra que lhe trouxe maior prestígio foi Didi, o Gênio da Folha Seca. Lançado em duas edições, o livro chegou a figurar por semanas na lista dos mais vendidos publicada pelo jornal O Globo.

Discípulo da escola literária de Armando Nogueira, Péris era conhecido por seu estilo poético e refinado na construção do texto. Além do esporte, escreveu ensaios sobre música e cinema, duas de suas outras grandes paixões.

A notícia da morte gerou comoção entre amigos e colegas. O jornalista Paulo Renato Pinto Porto lamentou profundamente a perda: “Acabo de perder mais que um conselheiro, um irmão. Um amigo de mais de 30 anos. Esta semana, fui visitá-lo duas vezes no hospital. Ele estava se alimentando melhor e eu tinha planos de reencontrá-lo em casa no início da semana. Infelizmente, não foi possível.”

O local e horário do velório e sepultamento até esta publicação não estavam definidos..

O post Morre em Campos, aos 80 anos, o jornalista e escritor Péris Ribeiro apareceu primeiro em J3News.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *