Show de canções autorais e pintura ao vivo é atração na Villa Maria

Uma noite de celebração à arte produzida em Campos. Assim, será marcado o encerramento da exposição “Assyarte: o que nasce do entre”, a partir das 19h desta terça-feira (22), na Casa de Cultura Villa Maria. O evento contará com show ao vivo de canções autorais da compositora Raissa Vasconcelos e apresentação de pintura da artista plástica Rayssa Lima.
A exposição ficou disponível para visitas durante um mês, permitindo ao público uma imersão entre som e imagem, ao contemplar as pinturas e desenhos, ouvindo as canções compostas para cada obra. Agora, o trabalho das duas artistas campistas encerra a sua temporada na Villa Maria com chave de ouro:
“A ideia do show é permitir ao público acompanhar, de perto, como funciona o processo de criação através da conexão entre elementos sonoros e os traços de uma pintura”, comenta Raissa Vasconcelos. A artista Rayssa Lima destaca que os participantes terão uma oportunidade única: ver de perto a arte acontecer.

“Enquanto a Raissa Vasconcelos canta as músicas da exposição, eu vou estar pintando, para mostrar como funciona essa conexão entre som, cor e sentimento. E mais uma vez, vamos deixar aberto ao público, pois queremos abrir espaço para esse tipo de expressão em Campos! É uma experiência que a gente quase não vê por aqui: observar a arte acontecendo na hora, interagir, sentir, apreciar… Entender como uma pintura se forma no ritmo e na letra da canção e como uma canção pode nascer de uma pintura. Vai ser algo bem diferente e eu espero que muita gente viva isso com a gente”, comenta Rayssa.
Na exposição “Assyarte: o que nasce do entre”, cada obra acompanha um QR code com uma música totalmente autoral, que pode ser escutada em todas as plataformas digitais. As pinturas são da artista Rayssa Lima e as músicas feitas pela cantora e compositora Raíssa Vasconcelos.
As artistas destacam que toda originalidade e expressividade da exposição surgiu de uma intenção: proporcionar ao espectador uma experiência além do visual, onde ele possa, por meio de sua subjetividade, descobrir o que nasce entre imagem e som.
-
Foto: Polo Arte na Escola -
Foto: Diretoria de Cultura UENF
“Foi uma experiência muito significativa, principalmente por ver meu trabalho saindo do digital e ganhando corpo em um espaço físico. No entanto, foi mais do que isso! Estar com a exposição no Villa Maria todo esse tempo me fez perceber o quanto ações assim são necessárias em Campos dos Goytacazes. Para mim, foi mais do que expor um trabalho. Senti que eu estava contribuindo com algo maior, levando esse tipo de expressão para mais pessoas, abrindo caminhos, provocando reflexões”, pontua Rayssa Lima sobre o período do trabalho exposto na Villa. E acrescenta:
“Eu com as artes plásticas e a Raíssa Vasconcelos com a música, trouxemos uma proposta única e original através da exposição, mas também de oficinas, vivências e outros encontros. Geramos movimento em Campos!!! Foram muitas trocas, conversas, olhares curiosos… Vi nosso trabalho oferecer algo diferente para quem passou por lá. Então, por mais que tenha sido um desafio, valeu muito a pena!”, conclui a artista.
Fonte: Diretoria de Cultura da UENF
O post Show de canções autorais e pintura ao vivo é atração na Villa Maria apareceu primeiro em J3News.