Ações do Estado marcam presença na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2022

 Ações do Estado marcam presença na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2022
O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai marcar presença nos desfiles das escolas de samba, na Marquês de Sapucaí. Ações preventivas de segurança e de conscientização estão previstas para acontecer a partir desta quarta-feira (20/04), dia em que as agremiações da Série Ouro estreiam no Carnaval 2022. Agentes da Operação Lei Seca estarão nos arredores da Avenida com as blitzes de fiscalização. Ao todo, até o próximo domingo (24/04), serão 53 ações da operação da Secretaria de Estado de Governo.
As equipes da Operação Lei Seca estarão no Sambódromo para testar os condutores dos carros alegóricos das escolas do Grupo Especial. Uma tenda será montada na concentração das escolas – no Setor 1 – onde equipes da Lei Seca farão os testes do bafômetro com os profissionais.
As equipes de educação da Operação Lei Seca também estarão na Sapucaí para reforçar o recado do programa para o público que for prestigiar a maior festa popular do mundo. Haverá, ainda, ações em Cabo Frio, na Região dos Lagos, em virtude da realização do evento “Cabofolia”. Ao todo, segundo a Secretaria de Governo, cerca de 280 agentes, entre educação e fiscalização, devem atuar durante o período no Rio de Janeiro.
Trânsito mais seguro
O Detran.RJ também fará ações na Avenida entre os dias 21, 22 e 23 de abril, por meio da Coordenadoria de Educação do órgão. Haverá distribuição de kits para o público: ecobags com chinelos, porta-cartões e, ainda, cases para celular entre as 20h e 24h por diversos espaços da Marquês de Sapucaí, percorrendo os setores do 1 ao 13. As equipes estarão tanto nos acessos às arquibancadas quanto ao próprio Sambódromo e, também, nos camarotes, nos dias de desfile do Grupo de Acesso e no Especial.
A mensagem principal do órgão é a promoção de um trânsito mais seguro e, com isso, vidas podem ser salvas. Além disso, o Detran.RJ reforça, em tom descontraído, o perigo da mistura entre álcool e direção. Haverá, ainda, um espaço para registro de imagens dos foliões em grandes molduras instagramáveis com variadas mensagens de conscientização para as pessoas evitarem a mistura de bebida alcoólica com direção.
Policiamento na Sapucaí e atuação do Patrulha Maria da Penha
Somente na região do Centro do Rio, a Secretaria de Polícia Militar vai atuar com um reforço de 3.291 policiais, com a missão de patrulhar o entorno do Sambódromo. Ao todo, cerca de 10 mil agentes vão trabalhar no feriado prolongado de Tiradentes e São Jorge, que culmina com o Carnaval fora de época.
Um diferencial deste ano será a atuação do Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. Os policiais militares do programa, além de prestar atendimento em situações de emergência para coibir crimes contra a mulher, distribuirão ventarolas impressas com objetivo de esclarecer os limites legais entre uma paquera e o assédio. Cinco equipes do Patrulha Maria da Penha estarão presentes nas áreas de desfile – duas delas na área central da capital – uma no Sambódromo e outra na Central do Brasil. Haverá, ainda, equipes na Avenida Intendente Magalhães, Zona Norte do Rio; no Caminho Niemeyer, em Niterói; e na área do Cabofolia, Praia do Forte, em Cabo Frio.
Delegacia temporária na Sapucaí
A partir desta quarta (20/04), a Secretaria de Polícia Civil vai montar uma estrutura temporária no Sambódromo, na altura do Setor 11, para agilizar o atendimento a quem for assistir aos desfiles e precisar de atendimento policial. Ao todo, 122 policiais, entre agentes, peritos e delegados, vão atuar somente na Avenida até o domingo (24/04), além do sábado (30/04), quando acontece o desfile das campeãs. As delegacias da cidade também receberão reforço com 1.284 policiais envolvidos.
Um dos destaques da Polícia Civil será a ação do Departamento-Geral de Atendimento à Mulher junto ao público feminino presente. Haverá distribuição de folhetos com os endereços de onde buscar ajuda policial em caso de violência doméstica. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) também estará presente no Sambódromo para dar suporte e registrar ocorrências dos turistas que estarão curtindo os desfiles.
Reforço no combate a incêndios no Sambódromo e Estrada Intendente Magalhães
Também a partir desta quarta-feira (20/04), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) inicia a Operação Carnaval 2022. No Sambódromo, mais de 600 militares reforçam a segurança durante todos os dias de desfile. Viaturas de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio estarão posicionadas em locais estratégicos para apoio ao evento em caso de ocorrências. Entre possíveis atuações estão a operação do sistema de hidrantes e canalização preventiva da Sapucaí em caso de ocorrências. A operação também conta com militares especialistas em salvamento em altura e aquático.
O CBMERJ também estará presente com trabalhos de prevenção na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho.
Conscientização sobre doação de sangue
O Hemorio vai atuar em alguns dos principais camarotes da Sapucaí levando a importância da doação de sangue, principalmente em épocas festivas e de feriados prolongados, quando o número fica reduzido. A ação “Você Faz Meu Tipo” tem o objetivo de atrair doadores de hemoderivados. Na campanha, que vai até o dia 30 de abril, aqueles que comparecerem ao Hemorio também vão concorrer a um par de ingressos para os grandes festivais da cidade, como o 5521 de Carnaval, Carna DDP, Carna Faro e Carna Palma, além dos camarotes Folia Tropical e Nosso Camarote, na Sapucaí.