Ato em defesa da vida de mulheres acontece no Centro de Campos

 Ato em defesa da vida de mulheres acontece no Centro de Campos

Calçadão na área central de Campos (Ilustração/Arquivo)

A Subsecretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), promove nesta segunda-feira (25), às 15h30, o Campos Laranja, ato alusivo ao Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres e Meninas. O evento será no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro (Calçadão).

De acordo com a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, o tema deste ano é “Zero Feminicídio – Viver sem violência é um direito”. A mobilização convida também outras instituições da sociedade civil a participar dessa luta em defesa da vida.

A programação do Campos Laranja segue nos dias seguintes. No dia 26, das 9h30 às 13h, o CEAM realiza atividades com arte, cultura, produção de tela colaborativa, atendimentos de saúde preventiva e orientação jurídica. Já no dia 27, a partir das 17h, o auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) será palco de palestras e da premiação do Casarão das Noivas como Empresa Amiga da Mulher.

Subsecretária Josiane Viana (Arquivo/Ilustração)

O Dia Laranja, que destaca o combate à violência contra a mulher, é lembrado todo dia 25 de cada mês. Em Campos, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres realiza ações de conscientização desde 2021.

“Instituímos no município o Dia Laranja em 2021. Com a criação da subsecretaria e do CEAM, o prefeito Wladimir Garotinho fortaleceu as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher”, afirma Josiane.

Desde a inauguração do CEAM, em 2021, mais de 4 mil atendimentos foram realizados, com média de 170 mulheres atendidas por mês. “No dia 25, faremos um ato no Calçadão do Centro, pedindo celeridade nos casos de feminicídio e reivindicando nosso direito de viver. Será um grito de resistência contra todas as formas de violência que atingem as mulheres”, declara a subsecretária.

Canais de denúncia — As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, serviço gratuito, sigiloso e disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados. Violações de direitos de crianças e adolescentes devem ser denunciadas aos conselhos tutelares locais.

Fonte: Secom/PMCG

O post Ato em defesa da vida de mulheres acontece no Centro de Campos apareceu primeiro em J3News.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *