Castro anuncia reajuste salarial de cerca de 10% para todo funcionalismo
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou, nesta quarta-feira, 1º, um reajuste salarial de aproximadamente 10% para todo o funcionalismo público, incluindo pensionistas, aposentados e inativos, a partir do pagamento de fevereiro do ano que vem.
A declaração foi dada durante entrevista coletiva na Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio.
A Lei da Recomposição Salarial foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 15 de outubro deste ano, como resultado de um acordo costurado entre governador e o presidente da Alerj, André Ceciliano.
Pelo acordo, a recomposição seria da seguinte forma:
*A primeira, referente a 50% do IPCA acumulado, será paga no primeiro bimestre de 2022;
*A segunda, referente a 25% do IPCA acumulado, será paga no primeiro bimestre de 2023; –
*A terceira, referente a 25% do IPCA acumulado, será paga no primeiro bimestre de 2024.
O chefe do Executivo estadual afirmou que, após sete anos sem reajuste, a correção será aplicada a partir do salário com vencimento em janeiro, que será depositado no início de fevereiro.
“O salário de janeiro, no começo de fevereiro, já terá reajuste de mais de 10% para todo mundo, depois de sete anos sem reajuste, vamos dar para todo funcionalismo, é uma conta de R$ 3 bilhões por ano”, afirmou Castro.
Castro ainda afirmou que esse dinheiro é fruto de atividade econômica de recuperação do Estado. “Esse aumento é sem contar com dinheiro da Cedae, é em cima de atividade econômica de recuperação do estado.
A gente está dando a recomposição salarial, que é permitida no regime de recuperação. Será o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano, que é para todos, ativos e inativos e pensionistas, e ele respeita 100% o regime de recuperação fiscal”, declarou.