Centro LGBTQIA+ volta a funcionar em sua antiga sede em Guarus

 Centro LGBTQIA+ volta a funcionar em sua antiga sede em Guarus

Espaço de atendimento ao público LGBTQIA+ (Divulgação)

O Centro de Cidadania LGBTQIA+ de Campos retomou suas atividades na sede original, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão, localizado na Travessa Santos Elias, no bairro Jardim Carioca, em frente ao antigo CSU de Guarus. A mudança marca o retorno a um espaço mais acessível e estruturado para acolher a população LGBTQIA+ da região Norte Fluminense.

O centro, mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e o programa estadual Rio sem LGBTIfobia, volta a operar no endereço onde iniciou suas atividades, após um período funcionando no prédio da própria secretaria. Para viabilizar a retomada, o local passou por manutenção e melhorias estruturais.

“Realizamos reuniões para planejar o retorno ao espaço original, que passou por uma boa manutenção. Era essencial garantir segurança e conforto tanto para a equipe quanto para os usuários. Esse é um serviço fundamental na defesa dos direitos da população LGBTQIA+”, destacou o secretário municipal Rodrigo Carvalho, que acompanhou o processo.

Coordenadora do Centro, Shana Ribeiro ressaltou a relevância da parceria com a prefeitura na reestruturação do local.

“A articulação com a SMDHS foi fundamental. A partir dessa colaboração conseguimos recuperar o espaço de forma segura e digna, garantindo um atendimento de qualidade à população LGBTQIA+ de toda a região”, afirmou.

Desde sua inauguração, em abril de 2021, o Centro tem se consolidado como um espaço de acolhimento e cidadania. Além de escuta qualificada, oferece orientação jurídica e assistência social ao público LGBTQIAPN+. Shana reforça que a atuação integrada com o município tem fortalecido a rede de proteção e ampliado o acesso a direitos.

“Ao longo desses quatro anos, a parceria com o programa Rio sem LGBTIfobia e os equipamentos municipais se fortaleceu. Isso tem garantido o exercício da cidadania plena para a população LGBTQIAPN+ em Campos”, concluiu.

O post Centro LGBTQIA+ volta a funcionar em sua antiga sede em Guarus apareceu primeiro em J3News.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *