Com previsão de até 10 graus esta semana, Rio antecipa campanha do agasalho

Com previsão de que os termômetros possam chegar até 10ºC no na madrugada desta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio antecipou sua Campanha do Agasalho deste ano. A iniciativa teve início nesta quarta-feira (18), mais de um mês antes do que em anos anteriores.
A justificativa é que, de acordo com algumas previsões do clima, o frio deverá se estender por todo o mês de maio.
Onde doar
As doações de roupas e calçados de frio, mantas e cobertores, material de limpeza pessoal e de higiene, poderão ser feitas nos seguintes locais 24 horas por dia:
CREAS Maria Lina de Castro Lima
Rua São Salvador, 56, Flamengo
CREAS Zilda Arns Neumann
Rua Cândido Magalhães, 88, Campo Grande
Centro POP Bárbara Calazans
Rua República do Líbano, 54, Centro
Pontos de atendimento
A secretária Maria Domingas também determinou na terça (17) que os três pontos da rede de atendimento passassem a funcionar 24 horas por dia para atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua para abrigos da Prefeitura do Rio. Os locais disponibilizarão também alimentação, água e peças de combate ao frio, como roupas, calçados e cobertores.
A SMAS está criando 70 novas vagas provisórias de abrigamento em sua rede, caso sejam necessárias. E estão sendo realizadas reuniões com parceiros da sociedade civil que também possam oferecer espaços para acolhimento.
Segundo a prefeitura, a SMAS tem hoje um total de 2.600 vagas nas redes pública e conveniada. O número de vagas disponíveis varia diariamente, de acordo com a demanda que vem das ruas. A previsão é que sejam criadas mais 166 vagas.
Segundo o Alerta Rio, sistema de monitoramento da Prefeitura do Rio, até quinta-feira ocorrerão chuvas todos os dias. E a temperatura cairá progressivamente: amanhã, quarta-feira, variará entre 22ºC e 13ºC, e na quinta, de 21ºC a 10ºC.