Deputado do Novo mostra abismo entre discurso e prática

 Deputado do Novo mostra abismo entre discurso e prática

A redução dos gastos da Assembleia Legislativa do Rio com o transporte dos deputados foi uma das pautas do deputado Alexandre Freitas, do Novo, no início do seu mandato. Ele sugeriu, por exemplo, que os parlamentares passassem a rodar de Uber pela cidade ou que os carros oficiais fossem reduzidos a determinadas figuras da administração pública. Pois bem. Agora vamos sair do discurso e ver como o deputado procede na prática.

De junho a novembro de 2020, Freitas gastou R$ 34,7 mil no aluguel de carros. Isso sem contar o desembolsado com gasolina e estacionamento. Os dados estão na transparência pública liberada pela Alerj.

Chama atenção a escolha dos modelos. No período, foram 12 trocas de veículos, todos eles considerados de luxo. O parlamentar usou um Mercedes-Benz C-180 Automático, um Volkswagen Passat e um Jeep Compass Autimático, para citar alguns exemplos. Desde o início da pandemia, a Alerj tem trabalhado no formato semipresencial. Freitas foi um dos que abriu mão da hipótese de participar das discussões remotamente.

Em nota, Freitas explicou que “devido à atividade parlamentar e às ameaças que venho sofrendo”, solicitou “o aumento de segurança e, em acordo com o Partido NOVO, alugou um veículo blindado.