Deputado Hugo Leal convoca audiência sobre FCA e quer recursos para fazer ferrovia no Porto do Açu
A Câmara dos Deputados deve agendar, na próxima semana, uma série de audiências públicas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para discutir projetos de concessões e renovações do governo. Serão realizadas três audiências públicas.
A primeira tratará da renovação antecipada da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica). Outras duas serão para discutir a concessão da Rodovia Rio-Valadares e a concessão da NovaDutra. Os encontros já foram aprovados na última reunião da CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara.
Todos os três requerimentos são de autoria do 2º vice-presidente da comissão, deputado Hugo Leal (PSD-RJ). Segundo ele, a primeira audiência discutirá os retornos trazidos aos estados com o processo de renovação da FCA.
“Conversei com o presidente da comissão e deveremos agendar a nossa primeira audiência logo após a Páscoa, ou seja, na próxima semana. A primeira que irá acontecer será da FCA. Queremos mostrar que existe a necessidade de trazer retornos, principalmente para o Rio de Janeiro, que é um dos que mais terá trechos devolvidos e não está tendo o ressarcimento devido”, disse Leal.
O segundo vice-presidente da CVT defende que a construção do trecho Açu-Ubu aumentaria a capacidade de escoamento do país, além de evitar sobrecarga nos portos de Santos (SP) e de Paranaguá (PR).
“A ideia é que o Porto do Açu seja uma alternativa para o escoamento da produção do Centro-Oeste. Tem linhas passando por Minas até o Rio de Janeiro. Com essas linhas, é possível desafogar Santos e Paranaguá. Se criarmos essa alternativa Espírito Santo-Rio de Janeiro, é possível alavancar espaço direcionado para o agronegócio. Essa alternativa é muito melhor do que construir um porto na Bahia, que, mais uma vez, é inviável”, disse.