Fazenda Legal 2022: Secretaria de Agricultura celebra tecnologia e empreendedorismo no Noroeste Fluminense
A primeira edição do Fazenda Legal em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, foi um sucesso. O evento contou com a presença de centenas de pessoas que foram em busca de conhecimento e tecnologia na área rural durante os dois dias de evento. O Programa tem o objetivo de transformar pequenos e médios produtores rurais em empreendedores. O projeto é itinerante e chegará em mais nove municípios do estado, tendo papel fundamental no impulsionamento e melhoria do setor, gerando novas oportunidades de negócios para o homem do campo. A segunda edição será nos dias 20 e 21 de maio em Quissamã, no Norte Fluminense.
– O Programa Fazenda Legal é um evento de grande importância para a Zona Rural do estado. Começamos por Itaperuna por ser uma cidade polo no interior do Rio. Essa é uma feira itinerante, vamos continuar levando conhecimento e inovação tecnológica para outros municípios do estado – destacou Alex Grillo, secretário de Agricultura.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, palestrantes e expositores. Produtores locais e de municípios vizinhos puderam ter acesso a chamada Agricultura do Futuro fazendo com que haja a inserção às novas tecnologias para fomentar negócios e integrar conhecimento no desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio.
A Pesagro-Rio é a promotora do evento e vem atuando em parceria com as demais vinculadas da Secretaria de Estado de Agricultura – Emater, Fiperj e Ceasa, juntamente com a Faerj e Senar, levando todo conhecimento ao produtor. O evento também contou com uma tenda com crédito rural onde estiveram o Banco do Brasil, a Caixa Agro, a Sicoob e o programa de financiamento da pasta, o Agrofundo.
– Nossa intenção a partir de agora é que esse evento seja uma rotina para os anos que virão no setor agropecuário. Nosso produtor ganhará e melhorará sua produção – concluiu Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.
Os serviços de utilidade pública foram distribuídos em tendas numa área de 4 mil metros, além da ação do RJPET com o Petmóvel, uma parceria com o Senac, que disponibilizou as atividades de banho e tosa para os pets que estiveram presentes com seus tutores. Houve também a distribuição de 500 mudas de plantas doadas pela Secretaria de Agricultura.