Governo do Estado entrega projetos arquitetônicos para a reforma de 110 casas no Jacarezinho

 Governo do Estado entrega projetos arquitetônicos para a reforma de 110 casas no Jacarezinho

Governador Cláudio Castro participa da Entrega de 100 projetos de arquitetura do programa “Na Régua”, em Manguinhos

O governador Cláudio Castro entregou, neste sábado (14/5), 110 projetos arquitetônicos para a reforma de casas na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. Incluído no programa Cidade Integrada, o Na Régua beneficia famílias que vivem em imóveis em situação precária, inclusive sem banheiros.
– Garantir moradias dignas é uma das nossas missões na comunidade do Jacarezinho. Os engenheiros e arquitetos do Na Régua vão mudar a vida dessas pessoas. É uma felicidade poder realizar o sonho dessas famílias – disse o governador.
Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, o projeto Na Régua oferece serviços de assistência técnica e arquitetura para a população mais vulnerável. Engenheiros e arquitetos da equipe da iniciativa vistoriaram centenas de imóveis e cadastraram 110 unidades que necessitam de reformas imediatas.
– As intervenções são voltadas para salubridade e habitabilidade do domicílio para melhorar a qualidade de vida das famílias – afirmou o secretário de Infraestrutura e Obras, Rogério Brandi.
Os mesmos moradores que terão as casas reformadas receberam filtros de barro. Além de uma ação educativa, a entrega é parte de um projeto que inclui palestras sobre a importância da água filtrada e da saúde bucal.
Começo da vida nova
O aposentado Sidnei do Nascimento, de 60 anos, vive com o filho na Rua Zélia, e pediu ajuda para os técnicos do programa porque está com problemas na laje e infiltração nas paredes.
– O Na Régua vai me ajudar muito. Quando chove, minha casa fica cheia de água. Esse projeto será essencial para me trazer mais segurança – contou.
A diarista Cleomar de Jesus, de 56 anos, mora em uma casa de quarto, sala, cozinha e banheiro, que vai receber uma revitalização geral. O projeto vai pintar o imóvel e reformar toda a parte elétrica.
– Nunca tive condições de fazer obras na minha casa. É uma grande oportunidade que estamos tendo. Vida nova – disse.
Horta comunitária é inaugurada
O governador também inaugurou a Horta Comunitária, que fica em um espaço de 300 metros quadrados e ao lado da sede do Cidade Integrada, em Manguinhos. As primeiras mudas de hortaliças foram colhidas, organizadas em cestas e doadas para 200 famílias.
No total, foram colhidas na horta, cultivada pela Secretaria de Agricultura, mais de 2 mil mudas de hortaliças, entre brócolis, alface, mostarda, beterraba e rúcula. O objetivo é garantir segurança alimentar e aproximar a população local das questões ambientais.