Governo do Estado intensifica ações educativas no segundo dia de desfiles na Sapucaí
No segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, nesta quinta-feira (21/04), quando se apresentaram oito escolas da Série Ouro, o governo do estado intensificou as ações preventivas de segurança, conscientização e orientação, por meio das polícias Civil e Militar, do Detran, Procon, Corpo de Bombeiros e Hemorio.
Para promover um trânsito mais seguro e ajudar a salvar vidas, a Coordenadoria de Educação do Detran.RJ distribuiu 2.500 porta celulares, 700 porta cartões e 500 chinelos tanto nas arquibancadas quanto no próprio Sambódromo e nos camarotes. Promoveu também o registro dos foliões em grandes molduras instagramáveis, com diferentes mensagens de conscientização, que fizeram sucesso entre os foliões.
– Este não é o maior espetáculo da Terra à toa. Ele é feito de gente, que trabalha para manter esta estrutura, ou que visita o Rio de Janeiro e está conhecendo e se encantando com o melhor do nosso estado. Atuar para que todos possam ter experiências positivas que levem para a vida é o nosso compromisso aqui hoje – pontuou o governador Cláudio Castro sobre as ações realizadas.
O Departamento-Geral de Atendimento à Mulher da Polícia Civil fez sucesso junto ao público feminino, distribuindo folhetos com endereços de onde buscar ajuda policial em casos de violência doméstica. O Hemorio, por sua vez, levou à área dos camarotes a campanha “Você Faz Meu Tipo”, divulgando a importância da doação de sangue, sobretudo durante os feriados prolongados.
O governador fez questão de acompanhar de perto o trabalho dos órgãos do estado a postos no Sambódromo, cumprimentou servidores e foi saudado por foliões. Também foi à pista, próximo ao segundo recuo de bateria, batizado de Espaço Candonga em homenagem a José Geraldo de Jesus, sambista falecido em 1997, que projetou o local e cuidava pessoalmente da hidratação dos componentes da bateria.
As ações do governo do estado na Sapucaí prosseguem até domingo, quando desfilam as escolas mirins. Até lá, os arredores do Terreirão do Samba e de clubes com festas privadas terão reforço da Operação Lei Seca e a Polícia Militar atuará com 10 mil agentes, sendo 3.291 somente no entorno do Sambódromo.