Lira pede sensibilidade à Economia e defende inclusão do Rio em regime de recuperação
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), recorreu à redes sociais nesta terça-feira para pedir “sensibilidade” ao Ministério da Economia, que vetou a inclusão do Rio de Janeiro no novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Após pareceres contrários do Tesouro Nacional e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a área técnica do governo federal barrou a proposta do estado.
“Peço que a Economia tenha sensibilidade e bom senso para não sufocar um estado que tanto nos orgulha. Que tanto entregou ao país e que, com trabalho e fé, voltará a ser um motor de crescimento nas áreas da cultura, turismo, além de óleo e gás”, escreveu Lira.
Apesar da análise desfavorável do governo federal sobre o aumento de despesas e a previsão de reajuste aos servidores, Lira afirmou que o Rio honra seus compromissos.
“O Rio de Janeiro, depois de tanta turbulência, merece estabilidade e previsibilidade para reconstruir sua situação fiscal. O estado vem dando passos consistentes — pagando suas contas em dia e se guiando pela responsabilidade fiscal. Um esforço que merece reconhecimento”.