Mãe e filho são atropelados por moto em Caxias; criança foi arremessada e está em estado grave

Uma mulher e o filho de 4 anos foram atropelados por uma moto na tarde de domingo (8) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Uma câmera de segurança gravou o momento em que eles foram atingidos. Nas imagens, é possível ver que a criança foi arremessada no asfalto. Ela foi internada em estado grave.
O acidente foi na Avenida Leonel de Moura Brizola, no bairro das Graças. Tamires da Silva Soares de Souza, de 32 anos, e o filho estavam de mãos dadas em cima do canteiro central aguardando uma chance para atravessar a via, que é de mão dupla. Um carro para, ela atravessa, mas uma moto corta e atropela os dois. O menino e o condutor da motocicleta foram arremessados.
Motoristas que passavam pelo local levaram a criança para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. Ele teve politraumatismo com afundamento de crânio, fratura do fêmur e da face. De acordo com a Prefeitura de Duque de Caxias, o menino passou por uma cirurgia e estava em estado grave.
Bombeiros do quartel de Duque de Caxias socorreram Tamires e Vanderlei Macedo, o motociclista. Eles também foram levados para o Hospital Adão Pereira Nunes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, Tamires fraturou ossos da perna esquerda e passaria por uma cirurgia. O estado de saúde dela também era considerado estável.
O motociclista Vanderlei Macedo, de 46 anos, chegou à unidade com dores nos braços, mãos e tórax. Ele foi avaliado pela equipe e recebeu alta após imobilização, medicação e orientações para seguir o tratamento de maneira ambulatorial.
Moradores da região da Avenida Leonel de Moura Brizola afirmam que o local onde aconteceu o acidente é perigoso para os pedestres. Eles afirmam que não há sinalização e nem faixa de pedestres. Então, quando alguém tenta atravessar, acaba correndo risco.
A Prefeitura de Duque de Caxias afirma que a via é de responsabilidade do governo do Estado do Rio de Janeiro e está em processo de reestruturação em parceria com o município, que já realizou melhorias na iluminação. O município disse que vai reforçar o pedido de mais sinalização na via.
Mais feridos na Baixada
O Hospital Geral de Nova Iguaçu registrou um aumento de 67% no número de feridos no trânsito em um ano. A unidade é referência na Baixada Fluminense para esse tipo de trauma.
De janeiro a abril deste ano, foram 1.574 pacientes feridos no trânsito. No mesmo período do ano passado, foram 941. A maioria dos acidentados estava de moto.
Joé Sestello, diretor do hospital, alerta para que os motoristas e motociclistas obedeçam às leis de trânsito. “O paciente pode ser atendido muito bem, obrigado, mas pode ter uma sequela para a vida ou até invalidez”, destacou.
Por causa do aumento das vítimas de trânsito, a Emergência teve que dobrar de tamanho e até desalojou a Pediatria, transferida para outro lugar.