Norte Fluminense surge como protagonista do desenvolvimento econômico do estado
Os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares, e da Fazenda, Guilherme Mercês, participaram, nesta sexta-feira (26/2), do evento ‘Repensar Macaé’, promovido pelo movimento de mesmo nome. O evento reuniu empresários e representações políticas e sociais locais. Na pauta, as estratégias de longo prazo para o desenvolvimento da cidade e da região Norte Fluminense.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Soares, a região tem a estrutura para liderar o desenvolvimento do estado. “Temos um potencial inédito de reindustrialização do estado a partir das rotas de escoamento do gás natural. É uma perspectiva favorável para atração de novos investimentos e empresas para a região a partir do reaquecimento da indústria de petróleo e de viabilização da estrada de ferro 118, para aumentar a capacidade logística local”, explicou Soares, que complementou – A estratégia adotada pelo Governo do Rio hoje é baseada na valorização e no crescimento sustentável do interior do Estado.
Em janeiro, A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico se reuniu com representantes do fundo de investimentos Mubadala Capital, Prumo e GNA para traçar caminhos para a expansão dos investimentos no norte fluminense. Dentre os temas estão ações necessárias para ampliar a competitividade de projetos de geração de energia a partir do gás natural no estado. “O norte fluminense vem se preparando e tem plenas condições para ajudar o estado do Rio de Janeiro a retomar o crescimento econômico, reter e atrair novos investimentos de longo prazo”, concluiu Eduardo Kantz, representante da Prumo.
“Norte Fluminense será fundamental no processo de retomada do estado” – Na Alerj, o deputado Rodrigo Bacellar tem sido um braço importante da região Norte Fluminense. Com perfil técnico e conhecido pela sua grande capacidade de articulação, Bacellar é aliado do governador Cláudio Castro e do presidente da Alerj, Andre Ceciliano. Ele garante que a retomada do estado passa pelo Norte Fluminense. “Podemos dizer que este é um momento único para a nossa região. Ao mesmo tempo que os royalties do petróleo perdem a força, outras fontes surgem, principalmente no Porto do Açu. E temos um governador que olha pela nossa região e vai somar forças para atrair investimentos neste processo de retomada”, disse Rodrigo Bacellar.