Projeto Expressinho do TJ-RJ ajuda consumidores a negociar dívidas
O Projeto Expressinho, um mecanismo alternativo disponibilizado à população pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) para solução de conflitos, retomará seu funcionamento diário a partir desta segunda-feira (2).
O projeto, que teve suas atividades paralisadas devido à pandemia, retorna agora em novo endereço: térreo da Lâmina V do Fórum Central, no Beco da Música, 121, Centro do Rio.
O Expressinho tem por objetivo reduzir o número de processos judiciais através da conciliação. Antes de entrar com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis, o autor é recebido por um representante da empresa participante da iniciativa para tentar resolver o problema administrativamente. O acordo firmado entre as partes é homologado pela coordenadora do Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis (CPC-JEC), juíza Valéria Pachá.
O horário de atendimento do projeto será das 11h às 17h. Participam da iniciativa as empresas: Águas do Rio, Cedae, Americanas, Claro (TV, Móvel, telefone fixo- Nextel, Net e Embratel), Light, Oi/ Telemar e Tim.
Caso o consumidor tenha pendência com alguma dessas empresas e esteja interessado em resolvê-la através do projeto, veja, abaixo, quais serão os dias de atendimento presencial de cada empresa:
- Águas do Rio – segundas-feiras.
- Tim – Terças-feiras
- Light – terças-feiras e quartas-feiras
- Claro (TV, Móvel, Telefone fixo – Nextel, NET e Embratel) – terças-feiras e quintas-feiras
- Americanas S. A. – quintas-feiras
- Cedae – sextas-feiras
- OI/Telemar – todos os dias