Guarda Ambiental de SJB já resgatou mais de 50 animais em 2024
Mais de 50 animais já foram resgatados pela Guarda Ambiental de São da João da Barra, neste ano, após o acionamento de moradores de diferentes partes do município. O maior número é o de gambás, ao todo são 17, mas outras espécies também foram devolvidas à natureza pelos agentes, entre elas estão 15 ouriços e 11 serpentes.
Uma dessas cobras foi capturada no início deste mês no quintal de uma residência no Balneário Cris, em Grussaí. A serpente, identificada depois como uma falsa coral, estava entre as plantas do jardim da casa da professora e empreendedora Wilma Botelho, que logo acionou a Guarda Ambiental.
“Eu liguei e 15 minutos depois os agentes já estavam aqui em casa. Com a maior educação e presteza. Com o maior cuidado, pegaram a cobra, colocaram ela na caixa. Explicaram direitinho, conscientizaram, deixaram a gente tranquila, falando na hora que, pelo que ele estava analisando, não era venenosa. Gostei bastante do atendimento e eu acho que sempre que a gente puder, tem que elogiar. Deram um show de competência e presteza”, destacou Wilma, lembrando que há dois uma outra cobra apareceu no local e também foi resgatada pela Guarda Ambiental.
Os guardas municipais ambientais envolvidos no resgate são Wellington Santos e Júlio César Silvestre, que levaram a cobra até um biólogo da Reserva Caruara, que confirmou se tratar de uma falsa coral. Logo, a espécie foi solta em uma região de mata do município.
O encaminhamento dos animais ao habitat natural é feito de acordo com a espécie, conforme explica o comandante da Guarda Municipal, Jonas Figueiredo. “Geralmente quando é um animal da nossa região, um ouriço, um gambá, a soltura, muitas vezes é feita na Reserva Caruara, porém sempre que capturamos qualquer animal de fora da nossa região, encaminhamos para o local adequado mais próximo. É o exemplo do ratão do banhado, que é encaminhado para a cidade Seropédica-RJ, onde fica o local mais próximo de São João da Barra que recebe esse tipo de animal”, comentou o comandante.
Em 2024 já foram dois ratões do banhado capturados no município, além de um cachorro do mato e sete capivaras. Em caso de animal ferido, a Guarda Ambiental faz contato com o Hospital Veterinário da Uenf para os devidos cuidados antes da devolução à natureza.
Com a aproximação da temporada de verão, com algumas casas sendo limpas para o período de férias, acontece a localização de animais que necessitam do resgate da Guarda Ambiental. O contato tem que ser feito com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de SJB (Ciosp).
“É importante frisar a população que sempre que encontrar animais silvestres, ouriços, qualquer tipo desses bichos citados, é para fazer contato com os nossos centros de monitoramento que é o Ciosp, que funciona 24 horas, nos telefones (22) 2741-1190 e 999153153. E temos a nossa equipe que também trabalha 24 horas por dia na Guarda Ambiental para estarmos fazendo o resgate desses animais em todo o nosso município. Desde o Açu, Barcelos… onde estiver a gente vai fazer a captura e fazer a soltura nos locais adequados”, orientou Figueiredo.
Para continuar prestando um bom serviço aos sanjoanenses, a Guarda Ambiental participou de um curso de atualização em Itaperuna para identificação e manuseio de animais silvestres.
“Temos o total apoio da nossa prefeita Carla Caputi e do nosso secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, pois entendem que a Guarda Municipal é de fundamental importância para o nosso município, porque atua na proteção do nosso ecossistema, garantindo o cumprimento de regulamentos ambientais”, disse o comandante.
São funções também da Guarda Ambiental fiscalizar atividades que possam prejudicar o meio ambiente, como desmatamento, caça furtiva, pesca predatória e poluição, além de combater ocupações irregulares, prevenir e inibir despejos de entulhos ou produtos químicos em rios e lagoas e combater incêndios florestais.
Fonte: Secom/Prefeitura de São João da Barra
O post Guarda Ambiental de SJB já resgatou mais de 50 animais em 2024 apareceu primeiro em J3News.