Na guerra com o TikTok, YouTube já começou a “pagar”

 Na guerra com o TikTok, YouTube já começou a “pagar”

É inegável o estrondoso sucesso do TikTok, a plataforma de vídeos curtos chinesa já possui mais de um bilhão de usuários, sendo uma das redes sociais mais famosas do mundo. Com isso, as concorrentes se movimentam para correr atrás do terreno perdido, e este é o caso do YouTube Shorts, que agora conta com sistema de monetização para os criadores de conteúdo.

 

A medida começou a valer na quarta-feira (1), com a empresa dividindo o dinheiro das propagandas com quem posta vídeos curtos. Com isso, os criadores de conteúdo ficarão com 45% de toda a receita gerada por anúncios. Antes, eles recebiam cerca de US$ 0,04 a cada 1.000 visualizações.

 

O dinheiro vinha diretamente de um fundo de US$ 100 milhões do YouTube e de parcerias com suas patrocinadoras. Apesar do valor baixo, é minimamente maior do que a do TikTok, que paga em torno de US$ 0,03 por milhar.

 

De toda forma, o dinheiro arrecadado ainda segue menor do que o gerado pelos vídeos longos. O YouTube costuma pagar US$ 4 por cada 1.000 visualizações, com o dinheiro da publicidade sendo repartido de inúmeras formas, ficando 55% para os produtores de conteúdo.

 

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